As fabricantes BMW e Toyota e a seguradora Allianz firmaram uma parceria com a startup americana Nauto para aprimorar o sistema de condução autônoma de veículos.
A Nauto é uma empresa de tecnologia que utiliza câmeras e sensores para monitorar os motoristas enquanto dirigem. Um sistema de inteligência artificial “aprende” o comportamento de quem está ao volante.
Depois de colher os dados, é possível verificar comportamentos inadequados, tais como usar o celular ao volante. Aí, o sistema entra em ação, como uma espécie de “consultoria”, para evitar acidentes. Empresas de taxi, como a de São Francisco, nos Estados Unidos, já utilizam o aparelho em sua frota.
Os termos da parceria entre a Nauto e as outras três empresas não foram divulgados. Mas sabe-se que as fabricantes implantarão o sistema de Nauto em seus veículos autônomos em testes, usando o banco de dados de usuários anônimos.
Isso também irá ajudar as montadoras no desenvolvimento dos carros sem motorista e na tomada de decisões difíceis no trânsito, como cruzamentos difíceis e congestionamentos.